21/04/16

Queixa-te! nova criação começaram os ensaios!



http://marionetasmandragora.com/index.php?hidEv=140

inspirado livremente na obra “O grande D. Quixote de La Mancha e o gordo Sancho Pança” de António José da Silva
M/8
60 mns
2016

42ª produção da companhia
INSTAGRAM #queixate_marionetas_mandragora

Esta criação mistura a sátira, o burlesco, canções de ópera cómicas e voos de fantasia surrealista. Explorando por completo a riqueza imaginativa da peça original — os absurdos feitos, os enganos fantásticos, os encontros estranhos, as ilusões de D. Quixote e o comportamento bizarro do seu escudeiro Sancho Pança.

SINOPSE
A nossa interpretação, mantendo-se fiel à original em texto e em espírito, faz uma interpretação livre sobre o nosso tempo, as limitações que nos impõem e sobretudo a que impomos a nós mesmos. Numa atmosfera amarga e doce, terna e cruel abordamos a sociedade atual, fazendo uma leitura profunda dos mecanismos do poder. Existem aqueles que tal como Sancho Pança se arrastam na terra, tentando alcançar o tal sonho impossível, mas que não possuindo características para uma bem-sucedida liderança, fracassam. E dos que tal como D. Quixote, ascendem, e uma vez detentores do poder manipulam toda uma sociedade que, inerte, assiste ao espetáculo da decadência de valores: ora quedos, ora queixosos.
O uso do texto é transmitido ao público através de um coro, sugerindo que os manipuladores das marionetas não passam também de marionetas à mercê de um comando superior.

Revemo-nos na forma como António José da Silva via na arte uma forma de transgredir, e nas limitações que o autor enfrentou para levar os seus textos à cena. E da mesma forma que para o autor, o uso das marionetas permitiu a contenção financeira necessária, também permitiu uma maior liberdade na expressão crítica e satírica. E é de liberdade que trataremos nesta criação.

Escola da Marioneta - workshop de construção de marionetas em Esponja - Adultos

Até ao dia 7 de Maio estamos a dar Formação a um grupo de educadoras, que através da marioneta, vai teatralizar um espetáculo com os seus piquenos.
Estamos a trabalhar os animais.
Este é o horário da formação para as dez alunas!

30 abril das 9h às 13h
7 de maio das 9h às 13h
18 e 29 de abril das 19h às 22h
Fase 1
Prototipo
Fase 2
Elaboração da figura
Fase 3
construção do molde
Fase 4
Execução da figura com molde



















19/04/16

workshop de marionetas para os mais novos

Até ao final do ano letivo a Escola da Marioneta e a Academia de Música de Espinho são parceiras.
Estamos a dar formação aos mais novos, através do workshop de marionetas de fios, cruzes cruzeta!~
Podem consultar mais aqui:
http://www.marionetasmandragora.com/index.php?hidEv=125


"para que servem as mãos" solidário

Foi lançado o desafio e mais de uma centena de espetadores disseram sim a esta iniciativa. Entregamos o valor de algumas cenetenas de euros á Associação rarissimas, em especial valor dedicado ao tratamento do pequeno GABI.

Nascido a convite do Instituto de Medicina Legal do Porto e da Comissão de Proteção de Jovens de Gondomar, o projeto começou por se deslocar pelas escolas do país, acompanhado por Comissões de Proteção de Crianças. Mais tarde surgiu o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, que permitiu uma maior dinâmica junto das crianças. Decorridos 3 anos, foi visto por mais de 5000 crianças em cerca de 70 espetáculos.
A companhia quis celebrar este marco da melhor forma, com um espetáculo solidário cujo valor de bilheteira reverte para a Associação Raríssimas, que apoia crianças e jovens com doenças raras.
"Assim lançamos o convite para virem assistir ao espetáculo e trazerem as vossas crianças adquirindo um bilhete de valor simbólico, decidido por cada um", desafia a companhia. "Cada um dá o que pode, ou até não dê mais nada para além da sua importante presença. A porta está aberta a todos e todos fazem parte desta iniciativa, porque a sociedade deve tratar, cuidar e amar as suas crianças."