26/10/15

"descobridores" em digressão, um espetáculo para bebés!

Depois de dias muito intensos, regressamos a um acerta tranquilidade, se bem que a s ideias não parem de fervilhar.

A estreia de "descobridores" leva-me em conjunto com a Vânia Kosta a um amplo entendimento da arte teatral para bebés.
Sem dúvida que este é um grande desafio. Os bebés chegam pela mão ou no colos dos pais, é um momento importante, fundamental.
Sente-se uma energia de esperança no ar! Uns momento antes do espetáculo começar os bebés estão desconfiados, aninham-se nos colos e nas saias dos seus pais, mas a pouco e pouco a conversa que se desenrola antes mesmo do espetáculo começar quebra um conjunto de barreiras, instala-se um energia de tranquilidade.
O espaço cénico está ao fundo, no palco e temos de atravessar toda a plateia para lá chegar, mas neste momento cenografia e iluminação criam uma imagem magnifica, o resplandecente ventre materno ao fundo.
Existe por momentos um deslumbramento! Conseguimos já provocar uma mudança de ritmo nos espetadores e ainda não entramos!



Um pouco na dúvida o publico aproxima-se do ventre, vamos entrar, e a entrada é poética calma e tranquila.
Os pais e as crianças acomodam-se, os mais pequenos não irão tirar os olhos de mim até ao final do espetáculo, enquanto os mais crescidos irão entre olhar-se reagindo muitas vezes em grupo.
Durante o espetáculo os pais vão intervindo suavemente, como que a dizer, nós estamos aqui, sente-se dentro do ventre uma grande partilha de afetos.
A narrativa vai-se desenrolando, com distintos estímulos e ritmos.
No final saímos em grupo, conforme entramos e vamos ao encontro da exposição sem perder o estado interior que trazemos do espectáculo e atravessamos o espaço expositivo de um modo mais livre...
Eu saio, sem que haja palmas, sem que dêem conta, sem dizer adeus, eu fui um momento nas suas vidas, e fico contente ao deixar para traz risos e uma alegria contagiante.