14/10/11

viraVentos cataVentos

viraVentos cataVentos
Participa na construção de viraVentos que integraram a instalação artística nas ruas e jardins de Espinho "1000 Ventos". Este é um eVento que acompanha a estreia do espectáculo "casa dos ventos", dia 18 de Novembro com sessões às 10h e 15h e dia 19 de Novembro às 21h30, no Auditóro de Espinho.
Marca a tua presença!


11/10/11

Festival cómico da Maia

Dia 16 pelas 16h00
Se os tubarões fossem homens

SOBRE O ESPETÁCULO

UM ESPETÁCULO DE LUZ NEGRA COM MARIONETAS. Era uma vez um homem que viajou até ao fundo do mar. Era uma vez uma peixa irrequieta chamada Josefa, era uma vez um peixe pai chamado pai, viviam sossegados num colorido coral, nadando e brincando. Até que um dia recebem uma inesperada visita de dois tubarões, muito matulões e um pouco malandrões. Josefa é uma peixinha muito curiosa e não se deixa intimidar pelos dentes afiados dos tubarões grandões, e com as suas perguntas consegue descobrir que existem peixinhos, peixes e peixões e acima destes ainda os tubarões.

Ficha Artística

Encenação: Eduardo Faria,
pesquisa e dramaturgia: Joana Soares;
cenografia e construção de marionetas de luz negra: Sandra Neves;
Música Original e Sonoplastia: Rui Rebelo
interpretação e manipulação de marionetas: Alexandre Sá, Eduardo Faria, Maria Inês Silva
Técnica de Luz e Som: Guilherme Novo
fotografia: José Carlos Marques
Vídeo: Filipe Larangeira


Mais informações em:
http://www.teatroartimagem.org/pt/eventos/arquivo/fcomico_2011.htm

10/10/11

Inauguração da sede da Unima Portugal


Depois de em 15 de Maio de 1989 ter nascido este movimento associativo de pessoas ligadas ao teatro de marionetas em Portugal, a actual Direcção da União da Marioneta Portuguesa / União Internacional da Marioneta, através de um protocolo com o Municipio de Alcobaça conseguiu com que o sonho antigo de uma sede e um centro de documentação se torna-se realidade.



Assim vimos por este meio o(a) convidar para estar presente na inauguração oficial da sede nacional da UNIMA Portugal, do Centro de Documentação da UNIMA Portugal e do "futuro" Clube UNESCO/UNIMA Portugal no dia 15 de Outubro pelas 16.00h. na cidade de Alcobaça, na rua 16 de Outubro n.7.

Programa
16.00h - descerrar da placa
16.10h - breves intervenções de abertura
             -  Presidente do Município de Alcobaça o Sr. Paulo Inácio

             -  Secretário Geral da UNIMA Internacional o Sr. Jacques Trudeau
             -  Presidente da Direção da UNIMA Portugal o Sr. José Gil
16.30h - Visita às instalações
            Ginja de honra (apoio da GINJA MSR)
17.00h - espectáculos na rua junto à sede da UNIMA integrados no Festival Marionetas na Cidade 2011

09/10/11

Workshop de construção de marionetas em esponja a decorrer no FACE



Marionetas e outras aventuras na Barquinha

“Ó da casa!” é o nome do Atelier de Marionetas que o Município de Vila Nova da Barquinha pretende tornar num caso sério do panorama do teatro infantil da região.


Orientado por Carlos Vicente e Josué Domingos, “Ó da casa!” é dirigido a jovens e adolescentes. Ainda muito embrionário, este grupo espera por novos elementos para partilhar ideias criativas.


Irá funcionar semanalmente à quarta-feira, das 16h00 às 18h00, na Casa da Hidráulica, Vila Nova da Barquinha.


Os interessados em participar nesta viagem pelo mundo da bonecada, podem inscrever-se no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, através do telefone 249720358 (Carlos Vicente), ou de correio electrónico: galeria@cm-vnbarquinha.pt, até ao dia 12 de Outubro, data em que se realizará uma reunião de trabalho no Centro Cultural, pelas 16h.


As marionetas, os fantoches e o teatro de sombras figuram entre as mais antigas expressões artísticas da nossa cultura. Em todas as civilizações, podemos encontrar as raízes teatrais e literárias das artes dramáticas no teatro de fantoches, que, por seu turno, evoluiu ao longo dos séculos das formas mais diversas e extraordinárias