08/10/11

Teatro de Bonifrates

Teatro de Bonifrates: um tesouro cultural a descobrir”, no Museu de História e Etnologia da Maia.
A exposição temporária “Teatro de Bonifrates: um tesouro cultural a descobrir” exibe o espólio do coleccionador e investigador Francisco Mota que se dedica ao estudo das origens do Teatro de Bonifrates. Esta valiosíssima colecção é constituída por robertos de fio e de luva dos principais bonecreiros portugueses e ainda por fotos e documentos raros alusivos ao Teatro de Bonifrates.
Em profunda articulação com a exposição, realizar-se-ão um conjunto de actividades paralelas que visam simultaneamente aprofundar o conhecimento e entusiasmar os diferentes públicos na descoberta desta arte secular, designadamente: visitas guiadas animadas; acção de formação de construção e manipulação de bonifrates; oficinas de construção e manipulação de bonifrates; espectáculos de teatro “ O Barbeiro diabólico” e “ Uma tourada à portuguesa” e um colóquio.

Museu de História e Etnologia da Terra da Maia - Castêlo da Maia

01 de Outubro de 2011 | 31 de Agosto de 2012

Terça-feira a sexta-feira: 9:30h-13:00h|14:00h-17:30h

Sábado e domingo: 14:30h-17:30h

"Dar de Caras com"

"Dar de Caras com" … Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora
Descrição
O pelouro da Cultura
da Câmara Municipal de Espinho, "Dá de Caras com” … Companhia de Teatro e
Marionetas de Mandrágora.
Uma noite de conversa onde poderemos conhecer melhor este grupo profissional de teatro, agora,residente em Espinho.



Local
Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva
Data de início
2011-10-13
Data de fim
2011-10-13
Hora
21:30

Trulé

Manuel Dias regressou ontem a Évora com uma "maçã de ouro" que recebeu como prémio pela sua participação no 1º festival de marionetas de Almaty no Cazaquistão, integrado nas comemorações do 20º aniversário da independência deste país.
Neste Festival "1st World Puppet Carnival Almaty 2011" participaram 30 grupos de 28 países. Na atribuição dos prémios "maçã de ouro", o TRULÉ foi nomeado para o prémio de melhor espectáculo e ganhou o prémio de melhor criação artística.
O Trulé segue de imediato para Brasília onde vai participar na 10ª edição do Festival Internacional de Bonecos de Brasília/2011. Estará de volta a Évora a 16 de outubro.


As Pequenas Cerimónias

Onde podem adquirir alguns livros sobre o teatro de marionetas

Livraria Municipal do Município de Évora
Entre outros:
http://www.cm-evora.pt/pt/conteudos/Livraria%20Municipal/Teatro%20Marionetas.htm

TEATRO DE MARIONETAS - TRADIÇÃO E MODERNIDADE
Coord.: Christine Zurbach
Edição: Casa do Sul, 2002
342 Páginas
P.V.P: 8.40 €
AUTOS, PASSOS E BAILINHOS
Coord.: Christine Zurbach
Edição: Casa do Sul, 2007
315 Páginas
P.V.P: 9.00 €

06/10/11

TRULÉ ganhou o prémio de melhor criação artística


TRULÉ ganhou o prémio de melhor criação artística





TRULÉ – Investigação de Formas Animadas acabou de regressar de Almaty, que significa lugar das maçãs, onde participou no 1st World Puppet Carnival Almaty 2011 integrado nas comemorações do 20º aniversário da independência do Cazaquistão com o espectáculo As minhas MAIS… Marionetas.

Neste Festival 1st World Puppet Carnival Almaty 2011 participaram 30 grupos de 28 países. Na atribuição dos prémios maça de ouro TRULÉ foi nomeado para o prémio de melhor espectáculo e ganhou o prémio de melhor criação artística.

O Trulé segue de imediato para Brasília onde irá participar na 10ª edição do Festival  Internacional  de  Bonecos  de  Brasília/2011. Estará de volta a Évora a 16 de Outubro.



Com os melhores cumprimentos,

Manuel Costa Dias

TRULÉ - Investigação de Formas Animadas

04/10/11

Unima Portugal inaugura sede em Alcobaça



Inauguração da sede nacional da UNIMA-Portugal

União Internacional da Marioneta

Rua 16 de Outubro nº7

16.00h.



Solicitação de equipamento e material

Olá! a todos os associados da UNMA Portugal


Já temos as chaves dos dois espaços da UNIMA Portugal, o Centro Nacional e o Centro de Documentação, que estão vazios. Assim pede-se que quem tiver material “a mais” e que queira “oferecer” para o centro nacional que diga alguma coisa para presidente@unimaportugal.com .
O Centro Nacional da UNIMA Portugal fica na cidade de Alcobaça.

Mais informações em:
http://www.unimaportugal.com/

Nova criação das Marionetas da Feira em estreia

Estreará no próximo dia 14 de Outubro, o novo espectáculo das Marionetas Da Feira, de seu nome r/e/t/a/l/h/o/s.



O espectáculo fará parte da programação do 14.º Marionetas Na Cidade, e será apresentado no auditório do Armazém das Artes, em Alcobaça.
 
 

Nova criação da Companhia Lua Cheia em estreia

A Cerejeira da Lua de António Torrado
ESTREIA 10 novembro, 21h30
teatro de marionetas
O jovem imperador Meng-Uóng alimenta um desejo secreto: quer ir à Lua.
Tien-o-Tzé, aio e mestre do imperador, adivinha-lhe o desejo e procura concretizá-lo.
Tentam vários meios. Primeiro equilibrados num raio de luar.
Depois suspensos na corda presa a uma seta que o exímio archeiro Hau-Ngai lança. Finalmente, o sonho do imperador de ir à Lua concretiza-se no puro acto da imaginação: fechando os olhos e agarrando o bordão de cerejeira.
A cerejeira da Lua, confrontam-nos com a sabedoria oriental em torno da dimensão humana e da importância do sonho.

Em cena:
13 novembro a 11 dezembro 2011

Centro Cultural de Carnide
Domingos e feriados 11h30 e 16h00
Segundas, terças e quartas 10h30 (com marcação prévia)

Reportagem fotografica
http://imagineimedentrodeti.com/2011/09/a-cerejeira-da-lua-teatro-lua-cheia/

Mais informações em:

Notícias Tarumba

Câmara atribui quatro apartamentos a associações artísticas para dinamizar Cais do Sodré

28 | 09 | 2011 19.47H
A Câmara de Lisboa atribuiu hoje quatro apartamentos de um edifício reabilitado da autarquia a quatro associações artísticas para dar "uma nova vida" ao prédio e à zona da Rua da Boavista, no Cais do Sodré.
Destak/Lusa | destak@destak.pt
A Associação Maumaus (artes visuais), a Tarumba (teatro de marionetas), a Máquina Agradável (artes performativas) e o c.e.m - centro em movimento (dança) são as quatro entidades que hoje receberam as chaves dos apartamentos nos números 46-38 da Rua da Boavista, depois de um concurso que teve 14 participantes.

Mais informações em: http://www.destak.pt/artigo/107312-camara-atribui-quatro-apartamentos-a-associacoes-artisticas-para-dinamizar-cais-do-sodre

"Frágil" pelo TMP no CineTeatro de Estarreja dia 05 de Outubro


No Cine-Teatro de Estarreja o feriado da Implantação da República portuguesa, dia 5 de Outubro, fica reservado para as famílias com a apresentação da nova produção do Teatro de Marionetas do Porto, Frágil, às 16 Horas. Esta performance de teatro de marionetas insere-se no âmbito do serviço educativo do Cine-Teatro de Estarreja que pretende criar um contacto dos mais novos e das suas famílias com as artes de palco.
Já muitas vezes nos cruzamos com caixas ou caixotes forradas por uma grande etiqueta com a designação “Frágil”, o que indica que essa mesma caixa ou caixote transporta consigo objectos que requerem um cuidado especial. O que fazemos? Pegamos na caixa com cuidado, abrimo-la, espreitamos e retiramos o que está lá dentro ou apenas a guardamos num lugar seguro para mais tarde a abrir, entregar a alguém ou, muito simplesmente, a esquecemos…

Mais  informações em: http://www.cineteatroestarreja.com/

Festa da Marioneta pela Artemrede

Festa da Marioneta
Da Alemanha, Dinamarca, Espanha e diversos locais de Portugal vêm as companhias para fazer a festa e colocar as marionetas e os objectos no papel principal, percorrendo os teatros da Artemrede - Teatros Associados, em divagação por localidades como Almada, Palmela, Moita, Sesimbra, Montijo, Alcobaça, Cartaxo e Santarém, entre 4 de Outubro e 27 de Novembro.
“Com umas Asas Enormes” é o espectáculo da alemã Figuren Theater Tübingen, que se baseia no conto do colombiano Gabriel García Marquez para apresentar o seu teatro de objectos e marionetas em versão portuguesa, contando com o apoio do Goethe Institut e narração de Jorge Sequerra.

Da Dinamarca, “Boxy George” conta, sem palavras, uma história para crianças dos 5 aos 10 anos sobre um menino que vivia sozinho e pensava que o seu mundo era perfeito.

“Dura Dita Dura” é o retrato que o português Teatro do Ferro faz do período opressivo vivido durante a ditadura do Estado Novo, recorrendo a sombras e objectos animados, vista pelos olhos de um menino a viver num país silenciado. E Lua Cheia – Teatro para todos regressa com “O Senhor de La Fontaine” onde as tradicionais fábulas se sucedem para agradar ao público.

“Pedra a Pedra” dos espanhóis Teatre de l’Home Dibuixat conta uma história com pedrinhas para miúdos dos 2 aos 6 anos enquanto João Calixto e Tiago Viegas recorrem ao teatro do gesto e às marionetas para narrar “As Pequenas Cerimónias” que se passam num café.

A S.A. Marionetas de Alcobaça traz uma estreia à festa. “Fado Portugal – Uma História de Faca e Alguidar” faz o retrato social do povo português através do fado, dando vida às personagens da tela “O Fado” (1910) do pintor José Malhoa.

Mais informações em: http://www.artemrede.pt/

Estreia de nova produção da S.A. Marionetas

estreia nacional"Fado Portugal - uma história de faca e alguidar"
7, 8 (21.30H.) - 9 (18.00h.) Outubro 2011
Museu da Marioneta de Lisboa
21.30h

original de José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira

Fado Portugal - uma história de faca e alguidar é uma viagem ao ambiente boémio do início do século XX em Portugal onde o Fado começa a aparecer.
As personagens do quadro do pintor Malhoa ganham vida e a Adelaide da Facada e o Amâncio vão viver várias peripécias onde se retrata, o “sentir” e o “ser português” bem como o “FADO Português”. A saudade, a tristeza, a alegria, o amor, são os sentimentos que caracterizam o povo português e que se retratam neste espectáculo.
Do fado vadio às desgarradas as personagens preenchem o espaço onde o movimento e a música ocupam o lugar da palavra.


Mais informações em:
http://www.samarionetas.com

Festival de Marionetas organizado pela S.A. Marionetas está quase a iniciar

14º FESTIVAL MARIONETAS NA CIDADE
DE 11 A 16 DE OUTUBRO - ALCOBAÇA

14ª Edição, 11 espectáculos, 10 companhias, 6 dias, 1 Exposição, 1 Conferência, 1 Oficina de construção de marionetas e 1 exposição

Mais em: http://www.samarionetas.com


Fio de Azeite estreou em Sintra nova produção


"A cigarra e a formiga, na cidade" / criação colectiva

encenação de João de Mello Alvim

1 a 23 outubro / casa de teatro de sintra

sábado e domingo*, 16h

* * disponível para escolas durante a semana; marcação prévia
Mais informações em:

Workshop de construção de mecanismos em Lisboa pela Tarumba

http://www.tarumba.org/
Projecto Funicular* | Formação na área do Teatro de Marionetas

Um projecto de formação do CAMa - Centro de Artes da Marioneta - A Tarumba
A training project of CAMa - Centro de Artes da Marioneta - A Tarumba - Lisbon Portugal
CONSTRUÇÃO DE MECANISMOS PARA MARIONETAS
BUILDING MECHANISMS FOR PUPPETS
COORDENAÇÃO DIRECTED BY: Jim Kroupa (EUA)
16 a 20 de Novembro de 2011 From 16th to 20th November 2011


DESTINATÁRIOS FOR: Marionetistas, actores, professores, estudantes e artistas plásticos Puppeteers, actors, teachers, students and visual artistsN.º PARTICIPANTES NUMBER OF PARTICIPANTS: 20
HORÁRIO WORKSHOP TIMES: 8 horas diárias 8 hours per dayIDIOMA LANGUAGE: Inglês English
CUSTO FEE: 80 €
DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO DEADLINE FOR APPLICATIONS: 25 de Outubro de 2011 25th October 2011
Uma oportunidade única de conhecer, explorar e aprender o método de abordagem de Jim Kroupa ao fantástico mundo mecânico das marionetas! Cindo dias intensivos, nos quais, segundo as suas palavras: “vamos começar por lançar as nossas mãos a exemplos e experiências que abordam materiais, desenhos, construções e os respectivos resultados. Cada estudante irá conceber e construir os mecanismos de uma marioneta”.
Tudo isto será feito segundo a directiva de Jim Kroupa “faz o mais simples possível”, incorporando o mínimo de esforço para o máximo efeito!
A unique opportunity! The five day intensive will examine Jim Kroupa’s approach to “Mechanical Heaven”! Starting with hands on examples and discussions that cover materials, designs, execution, and results, each student will design and build a puppet mechanism. This will be done using Jim's "keep it simple" approach and incorporating minimal effort for maximum effect!
BIO Jim KroupaHá mais de 30 anos que o marionetista americano Jim Kroupa tem concebido e construído marionetas e mecanismos de marionetas. Participou em diversos projectos de Jim Henson, dos quais se destacam os Marretas, (The Muppets). É co-fundador de 3/Design Studio e construiu marionetas para cinema: The Muppets take Manhattan, A Muppet Christmas: Letters to Santa, trabalhou com Woody Allen no filme Alice, The Producers, Little Monsters, Joe's Apartment…. Em televisão participou em Little Muppet Monsters, Eureeka's Castle, Rua Sésamo (no caso da série em Portugal foi um dos formadores), Bear in the Big Blue House, It's a Big Big World, Between the Lions, The Great Space Coaster, Wimzie's House, Johnny and the Sprites, etc. Desenvolveu ainda diversos anúncios, como Wise Potatoe chip Owl, Angle Soft, Snuggle Fabric Softner Bear, entre outros.
For over 30 years, Jim Kroupa has been performing, designing and building puppets and puppet mechanisms. Jim has worked on several Muppet projects. He is a co-owner of 3/Design Studio and worked for films: The Muppets take Manhattan, A Muppet Christmas: Letters to Santa, Woody Allen’s Alice, The Producers, Little Monsters, Joe's Apartment and more. For television: Little Muppet Monsters, Eureeka's Castle, Sesame Street, Bear in the Big Blue House, It's a Big Big World, Between the Lions, The Great Space Coaster, Wimzie's House, Johnny and the Sprites, and many more. For commercials: Wise Potatoe chip Owl, Angle Soft, Snuggle Fabric Softner Bear, and more.

Novas dinâmicas para o blogue da Companhia

Durante dois anos mais encerrado sobre si, o blogue da companhia, volta a cumprir o papel que também era por nós exercido, o de promover a actividade de outras estruturas nacionais e internacionais ligadas ao Teatro de Marionetas.

Durante um ano centramo-nos bastante na nossa actividade e na sua promoção, até porque se verificaram algumas restruturações na Companhia.

Assim voltamos a cumprir um papel importante na promoção e divulgação dos nossos pares.

Também a manutenção de blogues exteriores, tem levado a um trabalho redobrado que esperamos que agora se concentre aqui, e revitalize o blog da Companhia, numa dinâmica que estava já presa a um ritmo bolorento.

ass filipa mesquita