02/10/10

Duas marionetas, duas personagens!

São duas as marionetas que urgem chegar aos ensaios, uma marioneta de varas, e a personagem parteira, apesar das dificuldades em encontrar a sua face ela nasce e brevemente será manipulada, a dificuldade reside na dimensão das varas, pois a sua manipulação é feita a alguma distância e nesse sentido por pouco peso que esta tenha, faz-se sentir bem na qualidade da manipulação e claro na interpretação da personagem.


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30/09/10

Divulgamos Curso de Mestrado em Teatro – Ramo Actor-Marionetista


Universidade de Évora -Curso de Mestrado em Teatro – Ramo Actor-Marionetista 2010 / 2012

Universidade de Évora

Departamento de Artes Cénicas

Curso de Mestrado em Teatro – Ramo Actor-Marionetista
Tipologia do Curso

Pós-Graduação

60 créditos ECTS

Mestrado

120 créditos ECTS

Possibilidade de reconhecimento de competências profissionais, académicas ou curriculares.



Duração

. Pós-Graduação

2 Semestres

. Mestrado

4 Semestres (regime normal)

Disciplinas leccionadas por módulos



Condições de ingresso

Formação académica (Licenciatura)

Experiência profissional na área do teatro



Prova de aptidão vocacional

Entrevista



Propina

2000€



Candidaturas: www.sac.uevora.pt



Informações

Departamento de Artes Cénicas

Edifício dos Leões

Universidade de Évora

Email: mmcc@uevora.pt

Web: www.dac.uevora.pt



Direcção do Curso

Christine Zurbach

zurbach@uevora.pt



Apresentação



A marioneta tem um lugar de crescente centralidade na cultura teatral contemporânea. Objecto de investigação marcado por um reconhecível passado onde se cruzam e interagem variadas tradições, a marioneta afirma-se cada vez mais como objecto artístico pleno de declinações. Teatro de objectos ou teatro de formas animadas, com recurso às tradições ou reinventando a cada passo a nossa relação com os objectos e com a ‘arte de contar histórias’, este universo de múltiplos ‘objectos performativos’ está no centro deste Curso de Mestrado em Teatro, ramo Actor-Marionetista, um Curso inovador, único em Portugal, capaz de alicerçar e estimular uma carreira simultaneamente artística e académica.



Benificiando da integração numa Escola de Artes (com formação em Arquitectura, Artes Visuais, Música e Teatro) e do enquadramento de promoção da investigação garantido pelo Centro de História da Arte e Investigação Científica (CHAIA), o Curso, destinado a formar actores-criadores (com ou sem experiência no campo das marionetas), articula-se em torno de três linhas estratégicas:

a) a investigação de formas clássicas, tradicionais e contemporâneas, em estreito contacto com especialistas. A teoria, a história, a dramaturgia, a antropologia do objecto e a cultura material cruzam aqui caminhos e buscam alargar horizontes. O campo da investigação integra um Seminário temático e uma série de quatro conferências de especialidade;

b) o treino especializado, conducente à aquisição de competências actorais específicas, centradas no corpo, na voz e nas técnicas de movimento especialmente requeridas por cada um dos projectos;

c) os projectos de criação, confiados a artistas da cena contemporânea nacional e internacional, concretizam-se em cada um dos três primeiros semestres. Cada um desses projectos estrutura as aprendizagens, articulando investigação, dramaturgia, criação oficinal e treino actoral orientado.



No último semestre, o aluno é convidado a realizar um projecto / estágio ou dissertação para conclusão do seu Mestrado. A articulação da Universidade com as companhias profissionais nacionais e internacionais, as relações com escolas de formação altamente credenciadas (como Charleville-Mézières (FR) ou a Central School of Speech and Drama (UK), entre outras), são de molde a abrir ao mestrando possibilidades de estágio ou projecto integrado em companhias de referência, ou a realização de um período de estudo / investigação em instituições parceiras, podendo benificiar de acordos Erasmus, de bolsas de investigação e, em cada momento, de orientação e aconselhamento tutorial personalizado.

29/09/10

Festa da Marioneta começa a 5 de Outubro

Imagens FUNIL de Clara Ribeiro







Marionetas na Noite dos investigadores!

Ainda não tinha sido feito o balanço final deste projecto. De facto é muito gratificante trabalhar também com adultos, ao longo de vários meses estivemos reunidos para em torno da ciência aliada à marioneta construir um projecto artístico.
No final pareceu o projecto um poema visual com a biodiversidade como fundo de trabalho para ser partilhado com o público.
Já esta sexta feira haverá um saboroso encontro para partilha de imagens, videos e opiniões. Este elemento deixa-nos de facto encantados, tal como anteriormente tinha sucedido, criam-se empatias, o espectáculo não se limita à sua apresentação mas estende-se para além de si mesmo.
Quanto ás apresentações correram muito bem, a primeira sessão estava cheia de crianças que se mantiveram muito atentas e curiosas com alguns apartes dos mais que pequenos que nos deixam com grandes sorrisos.
A última sessão com mais de 200 espectadores numa sala a abarrotar, com muita gente a querer ver e a entrar, (coisa rara em muitas das nossas salas de espectáculos) foi muito gratificante, poder ver a união da arte e da ciência.

Foi para mim uma óptima experiência!Obrigada!
Filipa
Aqui deixo algumas fotos da Rita Campos


Funil - Ensaios corridos com a calma em mente...

Começamos hoje a fazer os primeiros ensaios corridos, estamos em suspenso, existem muitos detalhes e pormenores a tratar, bem como alguma dificuldade em dar continuidade entre certas cenas.
Faltam chegar das oficinas duas personagens e para uma delas as dificuldades serão acrescidas... estas marionetas, ou estes personagens, são humanos e para tal toda a sua dinâmica tem de se assemelhar ás caracteristicas do movimento humano, nomeadamente a tranferência de pesos e os olhares...
Vieram  hoje assistir ao ensaio o desenhador de luz José Machado e o enVide neFelibata que dirige a construção das marionetas, começam os olhares a recair sobre nós. é sinónimo de uma estreia à vista!!! 


28/09/10

Funil - Ensaios e trabalhos

A verdade é que interpretar e obter a técnica de manipulação como barreira é um problema antes de se tornar uma mais valia. estamos na fase de marcação das diversas cenas com marionetas. As técnicas de manipulação variam entre a manipulação directa e a manipulação de varas, o que apesar da integração de rolamentos nas varas dos pés dificulta por vezes a movimentação. Mas a marcação está a ser estabelecida e a descoberta de novos movimentos para a marioneta leva á descoberta da sua personalidade, à descoberta da sua personalidade interior. sabe tão bem interpretar com estes entraves, dá-nos ânimo para vencer as dificuldades.


Aqui ficam algumas imagens da construção que se aproxima do fim...