08/05/10

Criptopórtico - Museu Machado de Castro - Coimbra Fase IV





A Construção

Passamos à construção, entre escalas, Imperdores, mecanismos e problemas que estas marionetas trazem, vamos avançando na história.

É muito fascinante ficar a conhecer a história do ponto de vista das marionetas, as vidas e atribulações dos Imperadores Romanos, a nós Interessa-nos principalmente o Imperador Augusto, o Imperador Cládio, Lívia, Agripina, Vespasiano e Trajano, mas também Caius Sévius Luspus, o arquitecto do Forum.

Quanto à vida das figuras que menciono, uma atribulação de poderes que fazem desenhar uma arvóre geneológica quase indicifrável.

07/05/10

Projectos que podem acompanhar em blog

Há já alguns que as criações da companhia têm um blogue próprio, que fica disponível para todos, poderem acompanhar o processo criativo. Assim sucede com "venturas do Nosso Reino" com enc. de Clara Ribeiro.
Este é um projecto Marionetas de Mandrágora/ Feira Viva

www.venturasdonossoreino.blogspot.com

Criptopórtico - Museu Machado de Castro - Coimbra Fase II


Depois do estudo e análise a visita foi fundamental , para intercâmbio de ideias, pois falamos de muitas suposições, de fragmentos de história e de história que não podem ser fixados. existem dúvidas e questões, quanto a certezas, são mais as dúvidas que as certezas. Mas o edificio está lá esplendoroso, magnificiente, imponente, para qualquer um que considere que uma pedra pode esconder um história é uma vista inesquecível, para alguém que habite Coimbra é descobrir uma cidade debaixo da sua cidade.


Depois da visita vieram os esboços estudos e primeiros textos. As opções estéticas e artísticas.


A opção pelo Teatro de sombras é em si muito acertiva, pois existe algo que sempre me recorda a alegória da caverna de platão. o espectáculo irá decorrer no criptopórtico, longe da luz, entre paredes, entre o passado e o presente.



Eis alguns esboços de personagens que estão a ser estruturados.


Criptopórtico - Museu Machado de Castro - Coimbra




O projecto consiste em através do teatro de marionetas estabelecer uma ponte entre a obra, neste caso o criptoportico e o público. E digo eu, não será sempre assim?

A primeira fase consistiu na análise e estudo do tema base a tratar.

O que é o criptopórtico

Quem são as figuras que rodearam a sua execução

Quais as figuras da epóca

Qual a sua função

Quais as modificações ao longo do tempo.

A assim abrimos uma página extraôrdinária da história, de coimbra, do império romano, da nossa própria história.

O criptopórtico, e desculpem-me o arqueológo, a directora e as técnicas do museu, pela minha falta de precisão, mas encarem esta minha visão como uma tentativa meramente de ser acertiva ainda que imprecisa.

O criptopórtico são nomeadamente as fundações de um dos mais importantes edifícios em Coimbra no império romano Sec. I ac. devido`ao declive do terreno, esta fabulosa estrutura serviu ao longo de seculos, e ainda hoje cuimpre essa função de nivelar horizontalmente , para a construção superior, nomeadamente o Forum Romano no período Romano e hoje o Museu Machado de Castro.

Principais figuras, presentes em esculturas encontradas.

Livia


Agripina


Vespasiano


Trajano

FUNIL

Uma das principais personagens do espectáculo está na última fase de preparação.




Para acompanhar o processo de construção....


Estreia em Outubro


04/05/10

Uma visita ao mundo subterrâneo

Ao belíssimo Criptopórtico do Museu Nacional Machado de Castro em Coimbra.

O mundo das sombras irá habitar os subterraneos do Museu.