15/04/10

Estreia em Alcobaça "Res-pública"

No seguimento do seu trabalho anterior sobre a história de Portugal, nomeadamente a história de “Inês de Castro”, “Padeira de Aljubarrota” e mais recentemente “A Ver Navios no reinado de D. João VI e Carlota Joaquina” a companhia S.A.Marionetas dá continuidade a este ciclo abordando o tema da República.
Nesta produção mantém-se a preocupação de relatar os acontecimentos históricos, tanto a nível político como a nível social, utilizando para o efeito marionetas de fios.
A construção das marionetas é inspirada na obra caricatural de Rafael Bordalo Pinheiro, criando assim personagens que são caricaturas vivas que representam os intervenientes dos acontecimentos que culminaram na revolução de 1910.
Bordalo faleceu antes de tudo acontecer, mas o seu Zé vai-lhe contar como tudo aconteceu. Os artistas contemporâneos da época também assistiram, e aparecem para dar uma pincelada ou um toque de poesia aos acontecimentos.
Um país no caos, um rei apagado, um povo revoltado, e a caricatura ao serviço da tristeza pública.

Ficha Artística: Original de José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira / Construção das Marionetas das Sofia Vinagre Natacha Costa Pereira e José Gil / Manipulação de José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira / Cenários de Natacha Costa Pereira / Adereços de José Gil / Figurinos das Marionetas de Sofia Vinagre / Pesquisa de Sofia Vinagre / Estruturas Cénicas de José Gil / Fotografia de Sofia Vinagre / Produção de S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos.
(Espectáculo proposto para as comemorações nacionais do centenário da República)

Agenda 2010 "RES PUBLICA"
(estreia) 17 Abril - Alcobaça
25 Setembro - Abrantes
05 Outubro - Sobral de Monte Agraço
06 Outubro - Barreiro
08 Outubro - Moita
22 Outubro - Almada
23 Outubro - Montijo
31 Outubro - Pinhal Novo
04 Novembro - Sesimbra



marcação de novas datas pelo telefone 967 086 609 (Sofia Vinagre)


Recomendamos

http://www.myspace.com/alphaguitartrio

Montemuro no Museu da Marioneta

Teatro do Montemuro

Data:


!5 a 18 de Abril


Cidade: Lisboa


Local: Museu da Marioneta


Área: Teatro - Espectáculos




Teatro do Montemuro


Perdido no Monte


Perdida no meio da imensidão do monte, entre as serras e o uivo do lobo e o casco do cavalo, uma pequena floresta aparentemente deslocada resiste às intempéries que ameaçam a sua existência. Neste lugar ermo, onde quase ninguém vai e ao qual uns chamam o Tribunal de Deus, outros o Santuário do Diabo, vivem seres que até os mais sábios julgam extintos. É um universo mágico, que confunde histórias entre a fantasia e o que é, ou pode ser, verdade… O que contamos são rumores, ecos que se ouvem pela serra…A verdade? Essa pouca gente a sabe… Aqueles que tiveram a sorte de lá entrar, regressaram em silêncio, sem deixar sair uma só palavra para aliviar a nossa curiosidade…


Autoria: Eduardo Correia
Encenação: Steve Johnstone
Interpretação: Abel Duarte, Eduardo Correia e Paulo Duarte
Duração: 60 min

Vai estar em Digressão - Teatro de Ferro


Inaugura! No Teatro D. Maria II