12/01/17

NUMEROLOGIA 81.905 espetadores


NUMEROLOGIA

81.905 espetadores

Esta profética missão que nos acompanha ao longo do ano quando no final de cada iniciativa temos de apresentar os números e fazer o relatório numa espécie de perseguição passada. Quantos foram?, onde foi?, a que horas?, duração?, … esta cultura que se apresenta numa marginalidade controlada faz com que nesta data os reis magos nos tragam a folha de Excel, o gráfico e o diagrama como bónus por mais um ano de cumprimento de metas e regras.
E apesar do rigor ficamos espantados. Que belos resultados. A nomeação interna do marionetista do mês faz com que os milhares de números se desvaneçam num grande deleite. Bom, bom! Uma palmadinha de congratulação pelos excelentes resultados alcançados.
Faz parte do processo dizem. Dizemos bem alto que faremos a doação dessa parte!
E no final dos habituais queixumes ficamos contentes e orgulhosos porque por detrás dos números estão pessoas, viagens, encontros, novos caminhos, … e os números passam a ser histórias. E nós, na nossa capacidade de dar vida aos objetos, transformamos os números em dança e olhamos deleitados para as narrativas que eles tecem para aquilo de bom que se traduz na capacidade de saber decifrá-los.
Ora vejam:
193 apresentações de espetáculos das quais 2 estreias e 58 em contexto de rua e recriação histórica. 36 ações de formação, 16 exposições e um enorme trabalho comunitário!
E andamos, andamos, andamos por Espinho, Gondomar, Esposende, Cascais, Matosinhos, Santo Tirso, Vagos, Vila do Conde, Palmela, Vila Nova de Cerveira, Miranda do Douro, Oeiras, Poceirão, Alcanena, Barreiro, S. João da Madeira, Abrantes, Almada, Ílhavo, Sever do Vouga, Santa Maria da Feira, Bragança, Castro Verde, Cerdeira, Torres Novas, Coimbra, Porto, Arouca, Lousã, Torres Vedras, Almeirim, Aveiro, Tondela, Tábua, Caminha, Tavira, Lamego, … por Espanha em Cáceres, Ciudad Rodrigo e Ourense e pela Noruega em Svelvik e Berger.
E finalmente, o tão aguardado número: 81.905 espetadores em 2016
http://www.marionetasmandragora.com/