30/09/15

Descobridores a poucos dias da estreia!

Um ciclo que se encerra, um outro que se abre.
Faz um ano que embarcamos neste desafio de criarmos um espectáculo para bebés, hoje somos percorridos por esta onda avassaladora da estreia.
Um interlocutor importante foi sem dúvida a Artemrede, parceira deste desafio, criar para bebés, há alguns meses foi-me feita uma entrevista e uma pergunta ficou por responder.
Porquê teatro de marionetas para bebés?

Estamos a nível nacional perseguindo o desafio de promover a marioneta como uma linguagem ampla, veículo de linguagens contemporâneas, emergentes, performativas, fazendo parte da criação artística para o público adulto, desmistificando o seu lugar muitas vezes catalogado de linguagem para a infância.

No entanto o foco absoluto é o de ampliar a sua dinâmica e por isso esta arte é abrangente e serve ao artista como ponto de comunicação indiferenciado o seu espetador.

A Arte que envolve a infância é extraordinariamente aliciante, pois o processo emotivo sobrepõem-se ao processo intelectual, cria-se essa possibilidade, de marcar o carácter do espetador de dialogar emocionalmente.

Os pressupostos são alterados e quando se menciona a arte para bébés, existem várias questões a ser lançadas, e respostas a serem sentidas.

A marioneta é um interlocutor, na sua figura abstrata ou concreta a sua existência para o espetador está na linha ténue de  espaço ficcional, espaço real, o ator marionetista é um ser real e a barreira do espaço cénico inexistente. Trata-se de um diálogo real em constante interação.

A marioneta é um veículo real de apropriação de dinâmicas, ritmos, texturas emocionais muito concreta e direta.

Estamos a poucos dias da estreia, será cada espetaculo um desafio, uma constante procura de conquistar um momento em que a cena se reduz ao momento emocional que se transporta durante o espaço efémero do espetáculo, acreditando que num estagio tão inicial da vida do espetador serão deixadas marcas indeléveis da fruição artística,  do seu valor e caráter vital para o desenvolvimento de cada individuo.