26/12/10

Balanços!

Ora em jeito de balanço, aqui ficam números, que tem o seu valor e importância, não é de facto o factor mais relevante, no entanto há que analisar e tirar as nossas conclusões:

São os números totais de público de algumas das produções da Companhia desde a sua estreia até ao dia de hoje:

1003 Lenheiras de Cuca Macuca

1043 O Jardim - Tomo I - A Primavera

1667 Benilde Bzzzoira - Bzzzoiras

2408 O Gato Preto e a Gaivota Cor-de-Prata

2650 Bzzzoira Moira - Bzzzoiras

23/12/10

INSCRIÇÕES ABERTAS para Formação em Marionetas em Janeiro

Começamos o ano com uma Formação: ateliês » » Esponja - Construção de Marionetas
22 e 29 de Janeiro de 2011
designação Esponja - Construção de Marionetas

público alvo maiores de 12 anos

duração aproximada 14 hrs
Os elementos da Companhia possuem uma forte formação plástica e tal reflete-se na diversidade de ações de formação que a mesma disponibiliza ao público. O principal motivo para a criação destas actividades é essencialmente o esclarecimento do público no que toca a certos aspetos que cunharam e ainda cunham a marioneta. É através deste esclarecimento na forma de ação de formação que a Companhia tem introduzido o teatro de marionetas na comunidade, angariando assim públicos vastos e motivando-os a conhecerem cada vez mais esta fascinante arte. Já a formação mais específica para profissionais da área, ou de outras de igual modo artísticas, vem também combater essa grave lacuna a nível nacional evidenciando-nos portanto como uma estrutura que além de criar ensina a criar, sem reservas. Todos os géneros de marionetas trabalhadas nestas ações foram já explorados anteriormente nos espetáculos da companhia e são resultantes da investigação aprofundada das técnicas e materiais de que se constituem.

sinopse

Nos ateliês de construção de marionetas de esponja, os participantes aprendem os fundamentos básicos de criação em esponja e as técnicas primárias de modelação da mesma pelo corte, dobragem e colagem, a partir das quais será possível criar todo e qualquer volume tridimensional.

A formação inicia com a experimentação através da criação de diversos objectos simples que são depois assemblados de forma a criar um ser. Apreendidos estes conhecimentos parte-se para o desenho de uma personagem, a desconstrução desta em sólidos simples e a sua construção.

Sendo que a imaginação de cada um será o único limite imposto à criação da marioneta, as formas resultantes são variadas e infinitas.

 
data local

22 Jan' 11 » 10.00~13.00

ATELIER01 - Póvoa de Varzim

22 Jan' 11 » 14.30~18.30

ATELIER01 - Póvoa de Varzim

29 Jan' 11 » 10.00~13.00

ATELIER01 - Póvoa de Varzim

29 Jan' 11 » 14.30~18.30

ATELIER01 - Póvoa de Varzim



imagem de formação realizada em ciudad rodrigo

22/12/10

Festivais

Amigos a secção de Festivais de Marionetas do nosso blog está actualizada.
Não deixem de verificar!
http://www.marionetasdemandragora.blogspot.com/

Alguma omissão detectada pedimos a sua comunicação.

"Casa dos Ventos"

Os convites para a criação deste espectáculo estão a sair, se bem que os constragimentos financeiros nos imponham uma grande contenção, vamos ambicionar alcançar os nossos objectivos. E é verdade que temos encontrado colegas que nos apoiam e acreditam como nós que a arte ainda tem muito a dizer...

A equipa será:

Criação
Interpretação
Filipa Mesquita

Texto
João Pedro Mésseder

Marionetas
enVide neFelibata

Cenografia
Marta Fernandes da Silva

Comissária das Iniciativas paralelas
Clara Ribeiro

Desenho de Luz
Paulo Neto

Video
Zito Marques

Design
Patrícia Costa

Fotografia
Rita Rocha

Adereços em couro
José Machado
 
Parceiros
AEPGA - Associação para a protecção do gado asinino; D'Orfeu; ACERT; Amigos dos Moinhos; Câmara Municipal de Espinho; Forúm de Arte e Cultura de Espinho; Auditório de Espinho

"MÃOS DE SAL" E "CASA DOS VENTOS"

Estas serão as produções da Companhia previstas para 2011, Mãos de sal, uma criação para os serviços educativos será apresentada em Maio, e "Casa dos ventos" tem estreia marcada a 19 de Novembro de 2011 no Auditório da Academia de Música de espinho.
Ambas as produções vão reunir diversos colaboradores que iremos aqui destacando:

Um primeiro destaque para:

http://www.aepga.pt/portal/PT/60/default.aspx



http://www.fenosburros.com/

A Associação AEPGA irá dar a sua colaboração na investigação  e iniciativas paralelas que irão decorrer aquando o espectáculo....

Marionetas de Mandrágora integra catálogo Culrede

http://www.cultrede.com/catalogo2011_CULTREDE.pdf