04/09/10

Funil - máscaras

máscara "Funil"

Setembro

Caros amigos e colegas


Estamos em ensaios para a nova criação da Companhia, "Funil" com encenação de Clara Ribeiro.

Com estreia marcada para 8 de Outubro na cidade de Gondomar. Está já disponível online o dossiê do Espectáculo em : http://issuu.com/marionetasmandragora/docs/dossier_funil

Dia 24 de Setembro em colaboração com a Noite dos Investigadores apresentamos no Porto "esferas", o resultado final de um conjunto de sessões onde cientistas estiveram em contacto com esta forma de fazer Teatro, usando a marioneta como técnica.



Dear friends and colleagues

We are in rehearsals for the new puppet theater of the Company, "Funil" directed by Clara Ribeiro.

With the openning set for October 8 in the town of Gondomar, Porto,Portugal.

It is already avaiable online the notebook show: http://issuu.com/marionetasmandragora/docs/funil_english

September 24 in collaboration with the Researchers Night we present in Porto "esferas", the end result of a series of sessions where scientists have been in contact with this way of doing theater, using the puppet as technique.

Web: http://www.marionetasmandragora.com/


Os melhores Cumprimentos

Best regards

Filipa Alexandre

03/09/10

Newsletter Setembro 2010

Faltam 36 dias para a estreia!

E ainda há tanto para fazer.

Clara Ribeiro a quem pertence esta criação anda embrenhada nas últimas alterações do texto. Se bem que não existirá muito texto, as personagens que falam no espectáculo, têm um valor simbólico tremendo, sendo que a dramaturgia ficou a seu cargo e sendo para os actores um texto de análise extenso denotando as intenções e movimentações marcadas das personagens, existem agora as últimas pequenas correcções.
Marta Fernandes da Silva regressou à nossa Casa e a estrutura cenografica metálica teve de voltar ao serralheiro, depois de alguns problemas encontrados na última montagem.A cenografia é bastante complexa, com distintos paineis, e rotações o que no dificultou iniciamente... a ver,
enVide nefelibata, está neste momento a terminar um conjunto de máscaras enquanto estamos a enfrentar alguns problemas com algumas cabeças das marionetas, no entanto vai-se dividindo, pois apesar de serem 5 marionetas em cena, existem diversas máscaras e adereços a serem manipulados.
A Filipa(Eu) estou a tentar desenhar os moldes para os  figurinos, que têm de sofrer alterações em cena por diversas vezes... a ver vamos.
O Hugo Morango forneceu-nos já algumas estruturas musicais a partir dos ensaios de junho e Julho, mas com os ensaios a reiniciarem dia 13 só nessa altura se poderá reajustar a estrutura ao movimento criado.
A Patrícia Costa irá hoje mesmo entregar a maquete do Cartaz, que entretanto segue para a tipografia para serem feitas impressões e sairem para a rua.
O Zé Machado está a criar as peças em couro para os narradores, para já estão prontos os moldes das mesmas sendo de perever que as definitivas começam a ser feitas logo após os primeiros dias de ensaios.
E assim faltam 36 dias...

02/09/10

Dossier da Nova produção disponível Online

No sentido de dar a conhcer os conteúdos da nova produção da companhia o seu dossier de promoção foi colocado online.




















http://issuu.com/marionetasmandragora/docs/dossier_funil

30/08/10

Funil - máscaras

O prcesso de construção continua, o meu conselho é que visitem o blog do nosso Director Plástico para acompanharem os desenvolvimentos, e como em teatro de marionetas os tempos são completamente distintos dos do teatro convencional, o tempo urge para as peças estarem terminadas a fim de se darem os desenvolvimentos das cenas do espectáculo que dependem fundamentalmente da presença e manipulação das marionetas. Este processo muitas vezes desconhecido de quem faz teatro de actores, é o que me faz crer na importante comunicação entre equipa plástica e manipuladores, ambos constrõem a personagem, o actor manipulador reaje não só às características da personagem enquanto análise dramaturgica, bem como às suas características enquanto objecto palpável, é ao actor solicitado um esforço adicional.

http://www.envidenefelibata.blogspot.com/